quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais uma vitória da Política e da Justiça

Em 17 de abril de 2009 comemorei junto com a família do senhor Aires Domingues (vice-prefeito de Mariluz em 2001) e Carlos Alberto de Carvalho, o Carlinhos (presidente do PPS de Mariluz em 2001) que foram assassinados em 28 de fevereiro de 2001 por um pistoleiro contratado por um padre que atende pelo nome de Padre Adelino que era o atual prefeito na época. Este padre foi condenado a 18 anos de prisão pela morte destes companheiros trazendo não só consolo para as famílias, mas acima de tudo esperança de que a justifica apesar de demorada um dia pode ser feita. Na época o padre foi inclusive protegido pela própria igreja católica. Após a condenação do padre, oito anos depois do crime é importante ressaltar que ainda existe justiça em nosso país, mesmo que seja numa cidade pequenina do estado do Paraná.

Sou filiada ao PPS desde 1999 quando ingressei no partido pelas mãos de meu pai Miguel Donha. Desde a adolescência já participava ativamente dos grêmios estudantis nos colégios onde estudei, mas somente em 1999 me filiei a um partido político. Nesta época meu pai, então presidente do partido em nossa cidade, Almirante Tamandaré, era pré candidato, e pretendia disputar as eleições no ano seguinte para prefeito da cidade. Aos 22 dias do mês de janeiro de 2000, meu pai e minha mãe foram seqüestrados no portão da nossa casa, horas depois os criminosos deixaram minha mãe na beira da estrada que liga nosso município ao município vizinho de Itaperuçu, seguiram mais a frente com meu pai e o largaram mais adianta num terreno abandonado, deram-lhe um tiro na perna e fugiram. O tiro que atingiu meu pai acertou a veia aorta e em menos de 10 minutos meu pai faleceu.

Após a apuração dos fatos, a prisão do rapaz que atirou e o depoimento do homem que contratou este rapaz para dar o tiro, muitos concluíram que havíamos sido crime político, pois o rapaz que atirou confessou que havia sido contratado para dar um susto em meu pai e em troca ganharia trezentos reais e um emprego na prefeitura de Almirante Tamandaré.

Neste período muitas coisas aconteceram, provas desapareceram, pessoas morreram inclusive o rapaz que atirou e o que o contratou para o serviço também. Importante lembrar que apesar de todo esforço em torno do caso e depois de tanta sujeira, hoje o caso esta parado.

Esta vitoria comemorada por muitos militantes do partido, familiares e amigos de vitimas de crimes políticos têm que servir de incentivo e estimulo para que toda sociedade lute contra os criminosos que não se contentam em roubar o povo desfalcando o serviço publico e cometem crimes tirando a vida de pessoas que ameaçam o seu poder tentando levar um pouco de decência e transparência para a administração publica.

Enquanto a sociedade se mantiver omissa recusando-se a discutir, debater e fiscalizar os políticos, realmente pouca coisa mudará. Os jovens afastavam-se da política, pois se revoltam em ver pessoas despreparadas, com discursos muitas vezes mentirosos que só servem para enganar uma grande parte da população que insiste em votar em candidatos que compram votos com programas assistencialistas e promessas mentirosas.

As mulheres que hoje são mais da metade da população, tentam com muita dificuldade participar da vida pública, no entanto a tripla jornada, a falta de experiência e a falta de financiamento de campanha fazem com que muitas nem ao menos se filiem aos partidos políticos.

É pensando em todos estes aspectos que temos que continuar lutando e acreditando que é possível sim fazermos política neste país. É inadmissível que em pleno século XX ainda temos que pagar com sangue e não mais lutar por espaço, mas contra a violência de algumas pessoas desesperadas por poder e que a cada dia percebem que a derrota das pessoas que usam destes caminhos será inevitável.


Angela Lins Donha – PPS Almirante Tamandaré

Nenhum comentário: